Esse cogumelo é originário do hemisfério norte, é bastante conhecido na Europa e na América do Norte. No Brasil, foi constatado pela primeira vez na região metropolitana em Curitiva-PR, pelo botânico A. Cervi da Universidade Federal do Paraná, em 1982. Nessa ocasião a introdução desse cogumelo no Brasil foi atribuída a importação de sementes de Pinus(uma espécie de pinheiro) de regiões onde ele é nativo. Os esporos do fungo teriam sido trazidos em mistura com as sementes importadas. Posteriormente, o cogumelo foi também encontrado no Rio Grande do Sul e mais recentemente em 1984 em São Paulo na região de Itararé.
Os cogumelos vermelhos com pontinhos brancos aparecem muito em ilustrações infantis,em jogos como Mario Bros, filmes da Disney, se associa muito a figuras de fadas, elfos, gnomos e duendes dos bosques e florestas. A amanita muscaria é utilizada há milhares de anos por xamãs na Ásia, África, Europa e nas Américas, com fins religiosos e como cura, para se comunicar com seus antepassados...
Existem estudos comprovados que dizem que este cogumelo estava presente no inicio de muitas religiões. Também foi utilizada para recreação e por guerreiros para obter força e coragem para as batalhas e de acordo com a tradição escandinava, os Vikings comiam o cogumelo para guerrear freneticamente e incansavelmente. A substância mais importante da Amanita muscaria é o MUSCIMOL, enquanto que nos outros cogumelos alucinógenos as substâncias ativas são normalmente a PSILOCIBINA ou a PSILOCINA.
Os efeitos podem ser divinos, mas este cogumelo recomenda-se apenas a utilizadores que conhecem enteógenos a um bom tempo e que já teve experiências com cogumelos psilocibinos. A alteração de consciência pode durar de 5 a 10 horas e começa após meia-hora a duas horas. Muitos relatórios de alteração de consciência mecionam náuseas e suores como efeitos iniciais, você também pode adormecer durante um tempo e ter sonhos vividos, quando acordar as visões começam realmente e provavelmente você se sentirá muito energético e muito empolgado, são alucinações divinas você vai literalmente para o mundo da fantasia. rs...
Esse cogumelo bem desenvolvido pode atingir cerca de 20cm, a coloração vai do vermelhor escarlate ao vermelho alaranjado, e quando ainda jovem nessa fase predomina a coloração verde amarelada. Solitárias ou em grupos e freuentemente despostas em formas de anéis sob várias árvores coníferas formato de cone ou seja pinheiros que são as árvores do gênero Pinus como falei anteriormente.
O Amanita é um cogumelo mágico, místico e controverso. Algumas pessoas relatam efeitos maravilhosos, enquanto outras parecem não sentir os efeitos uma pena.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Um curta bem interessante sobre o Amanita: